Galeria

Como ser subordinado a alguém que não se admira!?

59

Bom no post “Às grandes mentoras da minha carreira.” mencionei algumas líderes nas quais fui honrosamente subordinada e como influenciam até hoje a minha conduta profissional.
No texto de hoje quero falar que  não só de flores foi traçada minha trajetória profissional. Atuei em algumas empresas onde não fui subordinada a um líder, mas sim a um chefe.

Chefe na minha visão é alguém que simplesmente ocupa um cargo mais elevado que o meu e tem a função de distribuir ordem. Essa pessoa não tem competências suficientes que estimule a motivação de seus subordinados. Eles simplesmente, mandam e o empregado tem que obedecer.

Em uma das minhas sessões de coaching identificamos que possuo extrema dificuldade em obedecer alguém pelo simples fato dele estar em um cargo acima do meu. Consigo ser subordinada – com grande entusiasmo – a líderes, pessoas que eu admire de verdade, seja por suas competências técnicas, seja por suas habilidades comportamentais. E isso não quer dizer que eles sejam pessoas perfeitas, porque sabemos que isso não existe, porém, são pessoas que mesmo com seus defeitos consigo admirar e ver que mesmo errando, elas buscam acertar com humildade e sabedoria.

Hoje em dia aprendi que são raros os verdadeiros líderes. Então, ficar na zona de conforto esperando encontrar um líder que admire não é opção, pois, dificilmente conseguirá um emprego rápido com essa característica.

Por isso, aprenda a mudar seu jeito de lidar com a situação mais comum no mercado de trabalho: para cada 100 chefes, encontramos 1 líder! Acredite!
Podemos ter chefes comuns, que mesmo não tendo o talento da liderança, são humildes, sabem delegar, pedir, conversar e tentam (a sua maneira) fazer uma boa gestão. Com esses é mais simples e fácil conviver, basta saber quando falar e, principalmente, quando calar, pois, sua opinião não está sendo pedida e (muito menos) aceita. A dificuldade nesse caso é conseguir manter-se motivado perante tanta inércia!! Mas, se optar por continuar nesse emprego, precisará descobrir algo que o motive (só que isso é assunto para outro post…rs).

Outra situação (bem) mais complicada é quando os chefes são arrogantes, prepotentes e desconhecem a palavra: humildade! Para esta situação é muito mais complicado indicar uma atitude ideal, porque ninguém gosta de ser humilhado e tratado como uma criancinha de 3 anos de idade que precisa de alguém dizendo o que e como deve ser feito tudo (o tempo todo)!
Pois bem, como já passei por todas as situações relatadas, para o último caso posso dizer que o melhor a fazer é evitar o confronto, caso contrário você só conseguirá colher muito aborrecimento, desconforto e fragilizar sua saúde. Evite criar muita proximidade, mantenha um relacionamento profissional, objetivo e direto. Quando se cria intimidade automaticamente oferecemos ao outro o poder de liberdade de expressão sobre seus pensamentos e, nem sempre isso é utilizado de forma sadia.

Resumindo, analise o perfil do seu chefe e aplique as dicas respectivas, não tente criar vínculo de amizade e intimidade, pois, só quem sairá perdendo é você! E lembre-se nunca revide a falta de respeito e prepotência, trate com educação e respeito sempre.

Dica de leitura: “Não tenha medo de gerenciar seu chefe”, dá uma olhadinha no trecho liberado:

http://www.esextante.com.br/publique/media/NaoTenhaMedoGerenciarChefe_Trecho.pdf

Luz.

2 comentários sobre “Como ser subordinado a alguém que não se admira!?

O que achou da leitura? Deixe aqui registrada sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s