Galeria

Dicas para fazer uma boa entrevista.

texto49

Algumas pessoas se sentem profundamente nervosas e ansiosas antes de uma entrevista de emprego. Por isso, hoje trago 6 dicas simples para que você supere esse dificuldade e se saía bem em qualquer entrevista.

Antes das dicas, vamos alinhar alguns conceitos: “Se sair bem em uma entrevista” para mim não significa necessariamente conseguir a vaga. Isso mesmo. “Se sair bem” significa aprender com aquela experiência, sair de lá tendo a certeza de ter adicionado um novo contato ao seu networking, ter descoberto pontos na sua qualificação que precisa melhorar e até mesmo abrir a chance para indicar um amigo para aquela vaga.

Ser contratado abrange diversos fatores como negociação salarial, expertise dentre outros. E às vezes, uma boa entrevista não é suficiente para isso. Contudo, devemos aprender com cada uma delas, nos conhecendo melhor e tornando-nos mais preparados para futuros processos seletivos.

Bom, agora que já estamos sintonizados no que considero ser uma boa entrevista, vamos às dicas:

Dica 1 – Elabore um currículo objetivo e verdadeiro.

Ter um bom currículo é o primeiro passo para garantir uma entrevista positiva. Se você mente sobre suas qualificações e competências achando que conseguirá ser selecionado para a entrevista e na hora ludibriará essas falsas informações, está completamente equivocado. Se o entrevistador iniciar a sabatina sobre tais itens e sentir sua insegurança, na hora identificará que mentiu. E isso fará com que sua entrevista termine por aí. E pior que isso, sua credibilidade naquela empresa ficou comprometida.

Por isso, seja verdadeiro indique para cada ferramenta ou metodologia ou área de negócio se seu conhecimento é teórico ou prático. Se for prático, informe (em anos) o tempo que possui de uso.

Procure manter seu currículo em no máximo 4 páginas. Não utilize bordas de páginas, não coloque seu endereço completo com CEP etc. Basta dizer a cidade/bairro em que mora. Coloque sua referência do Linkedin para que a empresa possa ler suas recomendações.

Com essas dicas seu currículo tem grandes chances de atrair a atenção do entrevistador para o que interessa: suas qualificações.

Dica 2 – Conheça a empresa antes da entrevista.

Acesse o site da empresa, procure por ela na internet e leia o básico: a visão, a missão, seus clientes e o foco de atuação.

É bem provável que o entrevistador pergunte se você visitou o site da empresa. Não adianta tentar mentir. Lembre-se: mantenha sua credibilidade.

Dica 3 – Elabore suas perguntas antes da entrevista.

Como algumas pessoas ficam nervosas acabam esquecendo o que gostariam de saber sobre a empresa, a vaga ou o cargo. Por isso, recomendo que monte sua lista com as principais informações que deseja saber, algumas sugestões:

  • Qual o horário do expediente?
  • Qual a forma de contratação? Quais os benefícios?
  • Existe necessidade constante de realizar horas extras? Se sim, tais horas são pagas ou compensadas?
  • Quais às atribuições específicas do cargo em questão?
  • Você pertencerá a uma equipe ou seu cargo é isolado?
  • Qual a expectativa da empresa com o escolhido para a vaga?
  • O projeto referente à vaga está em dia ou atrasado?

Dica 4 – Defina suas qualidades e defeitos.

Geralmente nas entrevistas é feito aquele pedido: “Me diga 3 defeitos e 3 qualidades suas.” não pega bem ficar 5, 10, 15 minutos pensando nas respostas.

Por isso, já defina, justifique e memorize essa resposta. Para que no momento que isso for solicitado você venha com as respostas de forma rápida, assertiva e clara.

Dica 5 – Não se assuste com provas, redação e testes psicológicos.

Algumas entrevistas pedem provas técnicas, redação e testes psicológicos. Não veja isso como uma barreira, mas sim como uma oportunidade de se destacar e até mesmo conhecer mais sobre você e sobre o que o mercado espera de alguém para a vaga em questão.

Para a prova lembre-se que você tem toda uma formação acadêmica e a prática que lhe dão base para resolver as questões. Aquilo que não souber deixe em branco e ao entregar a prova justifique ao entrevistador que tal questão desconhece ou não faz parte do seu perfil.

Quanto à redação também não fique nervoso. Pense naquela dica básica que aprendemos no Ensino Médio:

a) Leia o tema e foque no que deseja falar sobre ele (sugestão limite-se a duas ideias centrais).

b) Construa a redação respeitando o limite mínimo (e máximo) das linhas e a estruture em 4 parágrafos:

  • Introdução (sugestão 4 a 5 linhas)
  • Desenvolva a primeira ideia (sugestão 5 a 6 linhas)
  • Desenvolva a segunda ideia (sugestão 5 a 6 linhas)
  • Conclusão (sugestão 3 a 4 linhas)

Sobre os testes psicológicos algumas vezes são cansativos, mas é muito interessante ver depois o resultado da avaliação e conhecer mais sobre si mesmo. Então, olhe para ele como algo divertido e seja sincero nas respostas.

Dica 6 – Postura e objetividade nas respostas.

A sua imagem é o primeiro ponto a ser avaliado. Portanto, vista-se de forma coerente para o tipo da empresa mas não exagere na formalidade (e nem na informalidade, se for o caso). Mantenha a coluna ereta e tenha um firme aperto de mão. Olhe nos olhos do entrevistador, fale com um tom claro para que não precise repetir suas respostas.

Procure ser objetivo nas respostas, não curto e grosso, mas claro e preciso. Se estiver tenso peça um copo de água para ir relaxando.

Não responda além do que for perguntado, pois, com isso você consome o tempo da entrevista e não permite que todos os pontos a serem analisados pelo entrevistador sejam abordados. Dessa forma, perde a chance de demonstrar por completo seu perfil.

Espero que você pratique e se saí muito bem na próxima entrevista.

Depois compartilhe suas experiências e como foi ao usar uma das dicas. Dúvidas também são bem vindas.

Luz!

Beijos.

2 comentários sobre “Dicas para fazer uma boa entrevista.

  1. Luiz Shigunov disse:

    Gostei da dica de pensar nas perguntas que vc quer fazer para a empresa. Normalmente vamos numa entrevista e nem pensamos nisso. Queremos a vaga! Ai depois que conseguimos podemos ficar decepcionados ou desmotivados.

    Curtir

O que achou da leitura? Deixe aqui registrada sua opinião.